9 de julho de 2009

Orlando Summer League 2009

Começou a liga de verão da NBA em Orlando, onde os jovens jogadores draftados estão tendo seus primeiros contatos com o jogo profissional, claro que o nível não é o mesmo da NBA mas já da pra sentir o gosto de como será jogar na liga, mesmo que eles só estejam vestindo os uniformes de treinos.


Não consegui assistir nem um jogo ainda, mas se vocês quiserem assistir é só clicar no link abaixo e depois clicar em “click here to watch live”:


http://www.nba.com/magic/2009_Orlando_Pro_Summer_League.html


O legal é ver como os novos jogadores estão se comportando, independente dos times, já que a “química” entre eles e quase inexistente, se as expectativas criadas em volta deles estão sendo preenchidas ou não.

O pessoal do ótimo nbadraft.net está acompanhado a liga e eu vou fazer meus comentários sobre os comentários deles..hehe em relação aos rookies que se destacaram nessas três primeiras rodadas do torneio:



Tyler Hansbrough – “O cara é intenso, chama a responsabilidade pra ele, não desiste nunca, pega rebote, arremessa bem”


As mesmas qualidades que “Psicho T” apelido de Tyler, apresentou na universidade da Carolina do Norte já foram vistas nesses primeiros jogos, Larry Bird sabia que ele era um jogador pronto, não vai ser um all star, mais um jogador raçudo, que traz liderança pra Indiana, confirmando as expectativas.


Stats: média de 21,3 pts; 4,5 rebotes e 50% de aproveitamento nos arremessos.


Detalhe engraçado: no jogo do Philadelphia/New Jersey (ehh as franquias resolveram se juntar na summer league) versus Indiana depois de uma falta mais forte de Marreese Speights e Hansbrough, tyler começou a reclamar ao que Speights respondeu “vem conversar comigo quando você arrumar um contrato”, pra você ver que catimba tem em todo lugar.



James Harden – “Calmo tem o controle do jogo, só faz jogadas inteligentes e nunca parece afobado, uma espécie de Manu Ginobili”.


Parece que o Harden impressionou mesmo principalmente nos dois primeiros jogos, como era de se esperar de uma terceira escolha, um jogador que vem pra fazer diferença no time de Oklahoma, o time tem um nucleo jovem espetacular, alguém aí já está pensando em Harden pra Rookie do Ano, eu apostaria minhas fichas nele.


Stats: média de 15 pts; 3,3 rebotes e 53,8% de aproveitamento nos arremessos.


Serge Ibaka – “otimo na defesa, atlético e eficiente, agressivo nos rebotes e bom bloqueador”.


Ibaka foi draftado o ano passado pelo extinto Seattle, agora Oklahoma, tá desenvolvendo seu jogo na espanha e parece que o ala pivô congonês já tá colhendo frutos depois de 1 ano na Europa, qual o segredo do Sam Presti? pra Draftar bons jogadores.


Stats: média de 13 pts, 4 rebotes e 1,5 bloqueios.


Eric Maynor – “bom controle de bola, bom drible e bandejas, mostra certa habilidade na armação de jogadas“.


Parece que Utah arrumou um bom back up para Deron Williams.


Stats: média de 8,7 pts; 3,7 rebotes e 3,7 assistências.


Jrue Holiday – “Baseado no que vem jogando, não parece um armador, talvez ele precise de tempo, talvez ele não seja tão bom.”


Destaque negativo vai para Holiday, os dois primeiros jogos não foram animadores, no terceiro ele deu uma melhorada, a promessa continua sendo uma promessa, se o Philla não fechar com o Andre Miller, vai ter problemas na armação nessa temporada.


Stats: média de 9,3 pontos, 34,8% no aproveitamento de arremessos e 3,3 erros.


Hansbrough e Harden são os destaques até agora, mas o pessoal que não começou bem pode evoluir durante esses jogos de verão é esperar pra ver.

6 de julho de 2009

Hora das compras


Acabado o Draft, segue a rotina da NBA no mês de julho com o período em que jogadores se tornam “Free Agents” ou Agentes Livres, tem os seus contratos terminados para alegria de alguns times que se livram daquelas âncoras e desespero de outros com a perda de bons jogadores.


Com o término dos contratos, os times passam a ter grana em caixa e podem ir as prateleiras tentando comprar algum jogador que lhes interessam, com o limite da folha salarial por volta de 58 milhões de dolares, algumas franquias estão muito bem na fita (Memphis, Oklahoma City, Portland, Detroit, Atlanta, Toronto e Minnesota) para inflacionarem os salários dos jogadores da NBA. Vejamos os melhores “produtos” disponíveis nas prateleiras e possivéis destinos.


Armadores: Mike Bibby (deve renovar com o Atlanta), Jason Kidd (deve ficar em Dallas mesmo), Allen Iverson (Larry Brown quer ele em Charlotte, Memphis também tem interesse), Nate Robinson* (quem sabe Orlando), Andre Miller(?).


Escoltas: Ben Gordon (assinou com o Detroit), Matt Barnes(?), Anthony Parker(?).


Alas: Ron Artest (assinou com o Lakers), Trevor Ariza (vai para o Houston), Lamar Odom (interesse do Phoenix), Hedo Turkoglu (possível em Toronto), Grant Hill (New York e Boston interessados), Shawn Marion(?).


Alas-Pivôs: Anderson Varejão (Oklahoma e Cleveland interessados), Antonio Mcdyess (talvez Washington), Charlie Villanueva (assinou com o Detroit), David Lee* (Portland, Memphis e Oklahoma no pareo), Drew Gooden (San Antonio o quer de volta), Paul Millsap*(Oklahoma),


Pivôs: Chris Andersen (retornando para Denver), Rasheed Wallace (Boston é o seu destino), Marcin Gortat* (parece que aceitou oferta do Dallas).


* Free Agents restritos, a franquia tem a prioridade sobre o jogador, pode cobrir qualquer oferta desde que queria e tenha cacife pra isso.


Algumas notas rápidas:


Ao pegar Gordon o Detroit estaria desistindo de Rip Hamilton, não dá para os jogadores jogarem juntos, se Hamilton não se sentia confortavel com Iverson imagina então com Gordon, 55 milhões por ele Meu Deus!!! Joe Dumars vai levar um prêmio por ajudar os necessitados.


11 milhões por ano, parece que é o que Turkoglu vai ganhar em Toronto, lembrando que o Rashard Lewis vai ganhar mais de 18 milhões esse ano, e são jogadores bem parecidos, ou o Turkoglu fez um mau negócio ou o empresário do Lewis e um espetacular negociador, acredito mais na segunda hipotese com a ajudinha dos managers do Orlando.


Boatos dizem que Iverson vai para o Memphis, seria legal ver uma dupla com Iverson e O.J.Mayo, dois excelentes armadores pontuadores, o jovem aprendendo com o mestre.


Gostei do Artest em Los Angeles, o time já e o atual campeão, então por que não arriscar, a lógica seria investir no futuro em Ariza, porém os adversários do Lakers terão dois cães de guarda pela frente em Kobe e Ron.


Lee cairia muito bem em Oklahoma City, em Portland seria reserva do Aldridge não vejo uma boa pra ele.


Para onde vai Shawn Marion? Não podemos ficar na NBA sem termos o The Matrix espremedor de laranja.