26 de junho de 2009

Os de Cima sobem e os de Baixo Descem...

Ehh como diriam aquele grupo daquelas Meninas...hehe É que o de cima sobe e o de baixo desce..

Shaquille O’neal, Phoenix, foi trocado por Sasha Pavlovic e Ben Wallace, Cleveland.

New Jersey, trocou Vince Carter e Ryan Anderson pelo trio do Orlando, Rafer Alston, Courtney Lee e Tony Battie.

E o seguinte, o Cleveland não engole até hoje a eliminação dos play offs pelo Orlando, e botaram a culpa nos jogadores do garrafão, com certa razão. Shaq vem exclusivamente para rivalizar com Dwight, e durante 5 minutos eles ficaram felizes por serem o time mais forte do leste, mas...

...Mas o Orlando trouxe Vince Carter que é exatamente a peça perfeita para engrenar o esquema do Van Gundy, um jogador que chuta de longe, passa muito bem a bola, e é ferozmente decisivo no Buzzer Beat, Otis Smith já entra como candidato numero 1 para ganhar o prêmio de melhor dirigente da NBA por essa Troca.

Enquanto Cleveland, San Antonio, Orlando estão reforçando seus elencos que já eram muito bons, pensando no presente e em títulos. Por outro lado vejo Milwaukee, New Jersey, Minnesota e até o Phoenix se afundando cada vez mais, economizando dinheiro com elencos fragéis e aumentando as chances de estarem fora mais uma vez do Mata-Mata da NBA.

Loucura, Loucura, Loucura

Como diria Luciano Huck essa semana na NBA foi uma loucura, trocas de todos os lados, a cada minuto os rosters dos times iam mudando a cara, além do draft de ontem que depois falarei mais um pouco.

Vamos comentar um pouco sobre algumas das zilhões de trocas.



A Última Chance

Darko Milicic, Memphis, foi trocado por Quentin Richardson, New York.

Darko Milicic o segundo melhor jogador do Draft/2003 na opinião de Joe Dumars é claro, chega a New York com a última chance de se tornar um bom jogador.

Depois de ser o primeiro jogador do grande Draft de 2003 a ganhar um anél de campeão, não por seus méritos, pois passou a temporada esquentando o banco, e passagens apagadas em Orlando e Memphis, ele chega a New York para contribuir com o time, talvez até titular no esquema de correria do D’Antoni, bom bloqueador e com uma razoavel habilidade com as mãos para seu tamanho ele terá muitas chances para provar de uma vez que de alguma forma ele merece estar na NBA.

Será que agora vai? Se não for será sua última chance.

De Saco Cheio

Jamal Crawford, Golden State, foi trocado por Acie Law e Speedy Claxton, ambos do Atlanta.

O Atlanta cansou de esperar Acie Law se tornar o armador do futuro da franquia, Acie nunca correspondeu apesar das oportunidades dadas.
Cansou também das interminavéis contusões de Speedy Claxton, e trouxe Crawford, um jogad
or individualista que chuta a bola de todos os lados. Pra se ter uma idéia em seus dias inspirados, ele conseguiu fazer mais de 50 pontos por 3 franquias diferentes. Um problema para Mike Woodson resolver, como encaixar Crawford nesse elenco do Hawks?



24 de junho de 2009

Analisando o Troca Troca na NBA



Minnesota trocou Randy Foye e Mike Miller, por Oleksiy Pecherov, Etan Thomas, Darius Songaila e a 5º escolha no draft do Washington.


No Washington vejo Miller caindo como uma luva na posição 2, no Memphis foi um ótimo jogador chegando a ser eleito melhor sexto homem em 2006, mas no Minnesota ele não vinha sendo bem aproveitado, é uma grande chance de recuperação para ele jogar ao lado de Arenas, Butler e Jamison.

Se Arenas voltar à velha forma, se o joelho ajudar, a adição de Miller faz com o que o Washington se torne fortíssimo no Leste, diria TOP 4 fácil.

Foye nunca foi o armador que o Minnesota esperava, ele é muito mais um arremessador do que um criador de jogadas, no Washington ele deve ser o reserva imediato de Arenas. Além disso os Wolves têm 4 escolhas no Draft para achar um bom armador, quem sabe eles acertam dessa vez.

Dos coadjuvantes Pecherov não deve jogar. E.Thomas e Songaila devem fazer parte da rotação do time. Em minha Opinião o Washington sai vencendo nessa troca, a não ser que surja um novo Chris Paul dentre os armadores que estarão disponíveis na quinta posição do Draft/09 o que sinceramente eu acho improvavél.





San Antonio trocou os jogadores Bruce Bowen, Kurt Thomas e Fabricio Oberto por Richard Jefferson do Bucks.

Aqui claramente uma jogada de mestre de RC Bufford, general manager do time do Texas, trouxe um dos melhores ala da liga, que era a posição carente do time, e se livrou de três jogadores que contribuíram pouquíssimo temporada passada.

O Milwaukee na quadra sai perdendo, Bowen e K.Thomas devem ser bons reservas, já Jefferson era titular absoluto, mas o objetivo mesmo e economizar dinheiro pra assinar com o Villanueva ano que vem.

Nessa troca o San Antonio ganha disparado, já que com Jefferson o time aumenta suas chances de levar mais um título pra casa, já o Milwaukee deve passar mais um ano sem chegar aos play-offs da NBA.


Milwaukee trocou o pivô Fabricio Oberto pelo Ala Pivô Amir Johnson do Detroit.


Aqui eu vejo o Detroit com uma ligeira vantagem, já que o Johnson foi sempre um reserva pouco utilizado em Detroit, e dependendo do que acontecer com o Rasheed Wallace, Oberto pode até pegar uma boquinha de titular. Mas dizem os boatos que o Oberto pode ser dispensado, vamos esperar pra ver.

No Milwaukee Johnson dificilmente vai jogar, já que temos o Villanueva titular na 4 e Bogut na 5, com Kurt Thomas e Gadzuric na reserva respectivamente, então, sem querer zicar ninguém...hehe, em junho de 2010 Amir Johnson deve estar encerrando sua carreira na NBA, já que seu contrato se encerra no fim dessa temporada.

O MELHOR POSSÍVEL X A NECESSIDADE.



Todo ano no mês junho na NBA surge sempre a mesma história na hora da escolha no Draft, e agora? Vamos draftar o melhor jogador possível ou vamos escolher aquele em virtude da posição mais carente do nosso time.

Vamos tomar como exemplo Os Vencedores do Draft/09 L.A.Clippers, o time está recheado de pivôs e ala-pivôs, e para azar (Os Clippers até quando ganham não dão sorte, o Karma da franquia), o melhor jogador dessa classe é um Ala-Pivô, Blake Griffin. E ai?

Necessidade o Clippers não tem imediata, apesar da péssima campanha que fez na temporada passada, tem um bom time titular, mas vejo o ótimo Baron Davis mais uma vez reclamando do esquema do time, arrumando problemas com o técnico, se machucando, fora que ele já está entrando na casa dos 30 então a necessidade estaria aí, um armador.

Uma Saída para o Dunleavy sênior (isso mesmo além de técnico ele é o manager, ele o Luxemburgo de L.A.) é arriscar, a franquia é um lixo mesmo então por que não? Pressão da torcida!? Meia dúzia de xaropes que torcem pelo Clippers não assusta ninguém.

Se eu fosse ele draftaria Ricky Rubio, o cara tem 18 anos e com um potencial enorme, mandaria Davis de volta para o Circo de Don Nelson e pegaria em troca, Monta Ellis (Outro que anda reclamando em Oakland) e mais algum chutador maluco do Warriors.

Ai teríamos um time: com Rubio, Ellis, Thornton, Kaman, Camby – ainda com Taylor, Gordon, chutador do warriors, Randolph, Jordan vindo do banco. Um bom time jovem que disputaria vaga nos play-offs com certeza.

Seria legal ver a reação do Griffin, vendo o David Stern falando “e o número 1 escolhido é... Ricky Rubio”, dammitt...lol.

Mas cada caso é um caso, o Portland em 2007 precisava muito mais de um Pivô e escolheram o Mr. Injuries and foul machine Greg Oden, sério nunca vi um cara com 21 anos ser tão zicado, se tivesse escolhido o melhor jogador Kevin Durant, talvez estivessem hoje em 2009 celebrando seu segundo título da NBA, um time com Roy, Durant e Aldridge seria difícil de ser batido.

Mas, se, if, não funcionam, Há 99,99% de chances de o Griffin ser escolhido e vamos ver quem dos pivôs Dunleavy vai se livrar. Será que os 33 milhões de dólares do contrato do Randolph vão contar nessa hora? Será que algum manager de outra franquia é louco o suficiente pra arcar com esse pepino? Veremos em breve na NBA.

22 de junho de 2009

Faltam 3 dias.




Desde pequeno o menino que quer se tornar um jogador de basquetebol já tem em mente um único objetivo, jogar na NBA. Seria a realização máxima para um jogador de basquete alcançar esse Status, estar presente entre os 360, 450 melhores jogadores do mundo é um sonho quase inalcançável para a maioria deles.

Qualquer menino de qualquer país que já quicou uma bola laranja algum dia deve ter pensado alguma vez: “imagina eu jogando na NBA hein!”. Pois é daqui exatamente há três dias veremos o sonho, de até 60 desses meninos, serem realizados. Todo o suor derramado nas escolas e universidades por onde passaram será recompensado quando David Stern chamá-los pelo nome.

Para nós, pessoas normais, seria como a emoção de ver seu nome incluso na lista dos que passaram no vestibular, claro que ser draftado deve ser 1000 vezes mais emocionante, mas é mais claro ainda que o Draft é apenas o começo, muitos não conseguem se adaptar ao estilo de jogo dos profissionais, sentem muito a pressão (Olowakandi, Kwame Brown), outros simplesmente não eram para estar lá (Darko Milicic, Baby) e ainda outros que ninguém dava um tostão simplesmente se transformam em ótimos jogadores (Michael Redd, Gilbert Arenas).

Daqui dos cafundós do Brasil, desejo BOA SORTE a nova turma de jogadores que daqui a 3 dias vão dar o primeiro passo rumo aos profissionais da NBA.

21 de junho de 2009

Os Meus Parabens para 2008/2009




Quero parabenizar os Los Angeles lakers pelo 15º título conquistado, Kobe Bryant foi um monstro (Uma Black Mumba) durante as finas, Gasol, Odom e Ariza também jogaram demais e o Fisher que não jogou nada mas foi decisivo quando tinha que ser, e o querido Adam Morrison que levou um anél pra casa sem precisar enxugar um pingo de suor, além de assistir todos jogos em posição privilegiada e de grátis, xingar o kobe quando ele errava algum arremesso, sensacional!!! tem pessoas que são pre-destinadas mesmo.

Phill Jackson espetacular como sempre, com cara de sono no banco mas conseguiu seu décimo anel na NBA, parabéns!!! agora ele devia pensar seriamente em se aposentar, já pensou se ele ganhar mais um título, aonde ele vai colocar mais um anél, no dedo do do pé? vai ficar aquele cheiro de chulé insuportavel. David Stern deveria pensar seriamente em criar uma regra na NBA pra que qualquer técnico ou jogador que ganhar 10 anéis receba aposentadoria compulsória.

Parabéns ao Orlando Magic pelo vice campeonato, que não é muito valorizado aqui no Brasil, mas foi uma excelente campanha, a Zebra da flórida fez grandes jogos durante todos os play offs, derrubou Cleveland e Boston, claramente equipes mais fortes, e ainda levou o título do leste pra casa.

Parabéns a Lebron pelo título de MVP, mas dúvido se ele não trocaria esse troféu por um anel de campeão.

Parabéns a Chicago Bulls e Boston Celtics pela melhor série de play offs de todos os tempos, justificando o slogan da NBA "where amazing happens".

ehh e finalmente o mais importante: parabéns ao Sacramento Kings!!! ebaaaa!!! pelas façanha de conseguir 17 vitórias e ainda terminar em quarto lugar em posição de escolha no Draft de 2009, perdeu o Griffin e vai ter que vender até as cuecas dos jogadores no Ebay para trazer o Rubio pra capital californiana, fechou a temporada com chave de ouro. aeeeeee!!!!

Apresentação

Quem é você e por que criou esse blog?

Olá pessoal, meu nome é Fabantas, gosto muito de basquete e estou criando esse blog para falar um pouquinho, sem nehuma pretensão de ser o dono da verdade, sobre o basquetebol em geral, principalmente sobre a NBA onde os melhores jogadores atuam.

Por que o nome "pique em rou"?

Não tem nada a ver com ( Nelsinho piquet montando uma banda de Rock and Roll) é Uma homenagem a essa jogada clássica do basketball "pick and roll" eternizada por Karl Malone e John Stockton que chegaram perto de ganhar uma anel, mas foram impedidos por um jogador ruimzinho, um tal de Jordan, que tinha muita sorte.

Por que a foto da Lauren Jackson no topo do site?

ehh primeiramente pensei em colocar o Malone, mas não me animaria muito atualizar o blog toda vez que visse a cara do karl suado no blog, então pensei em colocar a foto da Deusa Scarlett Johansson, mas ai, apesar dela ser "ridiculous hot" não teria muito a ver com o basquete, então peguei a foto do Malone e da Johansson joguei no liquidificador e me saiu a sensacional Lauren Lackson.

Por que criar o blog durante as férias da NBA, se o tópico principal do blog é a NBA?

hum... parece meio idiota né, já vinha com essa ideia a algum tempo, mas também não queria criar o blog no meio da temporada, então decidir criar agora.

Algum comentário adicional?

Quero dizer que se uma alguma penada ler meu blog vou ficar muito feliz e que meu blog foi inspirado em outros excelentes blogs que já leio a mais de 4 anos, no caso do Rebote do Rodrigo, do Bola presa do Denis e do Danilo, do Basketbrasil e tantos outros que escrevem muito melhor que eu, e que vou deixar os links na barra lateral pra que vocês possam visitá-los sempre.

Muito obrigado pela atenção fabantas.

De nada, fabantas.